Começamos este artigo com uma conclusão: no Brasil, o serviço de entregas é responsável por 59% do abandono dos carrinhos de compras numa loja virtual.
Este é um dos dados divulgados no último relatório Webshoppers e-bit que a cada 6 meses analisa a evolução do e-commerce no Brasil, as últimas tendências e as mudanças de comportamento e preferências dos consumidores virtuais.
Sabemos que a satisfação de um cliente passa pela sua experiência de compra, desde o primeiro ao último momento: a navegação na loja, o processo de pagamento e o prazo de entrega. Mas quais os fatores que contribuem para que todos estes passos sejam bem sucedidos?
• Loja organizada. O cliente tem que sentir organização na loja virtual, tal como numa loja física. Deve ser fácil de saber onde encontrar o que procura, e ter o máximo de informação que precisa para ter vontade de realizar a encomenda.
• Entrega rápida. Os grandes comércios eletrónicos têm integrado as operações de lojas físicas e online, permitindo que o cliente compre o produto na loja online e o levante nas lojas físicas ou num ponto de recolha.
• Serviço de qualidade. Depois de efetuar o pagamento da encomenda e dos portes de envio, o consumidor espera receber em casa a sua mercadoria com rapidez, em boas condições e na hora que lhe convém. Não enviar o produto, entregar a mercadoria errada ou fora do prazo estipulado é meio caminho para terminar a relação com o cliente.
• Transporte. O cliente gosta de estar informado sobre a sua mercadoria e antes de fazer a compra quer saber se poderá acompanhar o estado da encomenda, se a entrega é rápida e se a loja cumpre o prazo de entrega.