A ACEPI, a DECO e a DNS.PT associaram-se numa iniciativa inédita ao criar o selo Confio.
Com o objetivo de promover as boas práticas do comércio eletrónico e da utilização da internet, esta novidade vem garantir a credibilidade das lojas online e a segurança para os consumidores nas compras online.
O selo Confio substitui, assim, o selo de confiança online da ACEPI – o Trust ECommerce Europe – que acabou em setembro de 2017.
Esta ação implicou também a criação de um código de conduta de comércio eletrónico que é considerado um dos mais avançados do mundo e introduz a obrigatoriedade de adesão a um centro de resolução de litígios online por parte das entidades aderentes e acreditadas.
Assim, o selo atribuído a um determinado website aparecerá de forma visível na respetiva homepage com uma ligação à página de acreditação.
O lançamento do selo Confio ainda é a promessa de uma melhoria na credibilidade do ecommerce e de um incremento das vendas para o mercado internacional e tem feito com que as empresas portuguesas respondam com bastante interesse e já há algumas a exibi-lo.
Para oferecer maiores garantias aos consumidores levando, consecutivamente, a um aumento das vendas, houve um reforço das exigências aos sites de ecommerce, nomeadamente quando falamos da defesa do consumidor, já que passou a ser obrigatória a adesão das empresas a mecanismos de Arbitragem ao Consumo.
O pedido e concessão do selo Confio.pt são realizados online através do preenchimento de um formulário que contém todos os requisitos necessários para a sua atribuição. Nele consta o Código de Conduta que passa por várias etapas desde a privacidade, proteção de dados, proteção de menores, pagamentos e encomendas, gestão de reclamações, segurança, arbitragem, entre outras.
Se tem interesse em adquirir este selo para o seu site de ecommerce e já é acreditado pela Acepi (Associação da Economia Digital) terá um pouco menos de burocracia pela frente. Todas as empresas antes acreditadas por esta organização verão o processo de auditoria simplificado para este novo selo uma vez que muitas das atuais exigências já se verificavam.
As entidades que estejam acreditadas para o selo CONFIO, poderão aderir automaticamente ao Selo Digital Europeu da responsabilidade do Ecommerce Europe.
Poderá analisar o Regulamento do selo Confio visitando o site antes de tomar a decisão de aderir mas é uma garantia que pode valer a pena nomeadamente na redução do abandono do carrinho no momento da compra.