Entrevista com Cristina Coelho, CEO da Ship4you: O futuro do e-commerce e fulfillment.

O e-commerce continua a crescer a um ritmo acelerado e com isso, o setor de fulfillment também.

Entrevistámos Cristina Coelho, CEO da Ship4you, especialista em Logística Integrada & E-fulfillment, e quisemos saber mais sobre as tendências que estão a moldar o futuro do e-commerce e do fulfillment.

Fotografia da CEO da Ship4you Fulfillment & Data Solutions S.A.
Cristina Coelho – CEO da Ship4you

Entevista com Cristina Coelho – CEO da Ship4you

Como tem evoluído o setor do e-commerce nos últimos anos?

 Cristina Coelho: O setor do e-commerce tem tido um crescimento exponencial nos últimos anos.

É uma tendência que se espera que continue apesar de, como se previa, existir um ligeiro abrandamento.

O maior aumento esteve, sem dúvida, relacionado com o Covid mas o facto de a internet estar mais acessível a todos em especial nos dispositivos móveis trouxe uma mudança nos padrões de consumo dos clientes.

Hoje é muito fácil estar no comboio a caminho do emprego e fazer rapidamente uma encomenda online.

Como o fulfillment está a responder a este crescimento?

Cristina Coelho: O nosso setor tem estado a acompanhar o crescimento do e-commerce e estamos a investir continuamente em novas tecnologias e processos para melhorar a eficiência e a agilidade de todas as operações.

Um dos pontos mais importantes é a rapidez e optimização da recolha da informação das encomendas dos vários clientes nas várias plataformas.

Não nos podemos esquecer que cada cliente trabalha com a plataforma de e-commerce que mais se adequa às suas necessidades esteja ele integrada no seu Website ou Rede Social ou Market Place.

O outro ponto é sem dúvida a escolha das parcerias e interfaces com os operadores de transporte para que a etapa final, a da entrega das encomendas, seja mais eficiente e rápida.

 

O que é importante para as empresas de e-commerce terem em conta ao escolher um parceiro de fulfillment? 

Cristina Coelho: Há vários factores a ter em conta.

Iria talvez começar pelos pontos que considero mais importantes.

Os serviços prestados são, para mim, talvez o mais importante: É muito importante que a empresa de fulfillment ofereça uma gama de serviços adequada às necessidades do cliente e à sua dimensão.

Fulfillment não é só embalar os produtos, fulfillment é todo um conjunto de operações necessárias ao tratamento das encomendas e começa na recolha e na armazenagem dos produtos.

Adaptar e personalizar cada uma das tarefas a cada cliente é dos pontos mais importantes.

A experiência e o conhecimento são também um ponto importante: A empresa de fulfillment tem de ter experiência e conhecimento de todos os aspectos que envolvem o e-commerce desde o processo da compra até á chegada ao cliente.

Deve estar preparada para apoiar o seu cliente em todos os pontos da cadeia.

A capacidade de resposta é sem dúvida outro aspecto importante: O parceiro de fulfillment deve estar adequado ao volume de pedidos da empresa e ter capacidade para lidar com as variações existentes ao longo do ano em especial os aumentos provocados por campanhas especiais do cliente e/ou épocas especiais.

A localização pode ser um ponto a considerar: É importante, mas não necessário, que a empresa de fulfillment esteja localizada perto dos principais mercados-alvo da empresa.

Por fim podemos falar dos preços: Apesar de por vezes não ser o mais importante, os preços devem ser competitivos e adaptados aos serviços envolvidos.

Quais são as principais oportunidades para as empresas de e-commerce no mercado português?

Cristina Coelho: O mercado português de e-commerce está a crescer a um ritmo acelerado, e existem várias oportunidades para as empresas que se posicionam de forma adequada.

Algumas das oportunidades que as empresas de e-commerce podem explorar no mercado português incluem por exemplo a expansão para novos mercados, o mercado português é um mercado relativamente pequeno e as empresas podem explorar oportunidades de expansão para outros mercados europeus. O e-commerce é hoje uma nova forma de exportação.

Outra oportunidade é o crescimento do comércio omnicanal. Os consumidores portugueses estão cada vez mais a adotar o comércio omnicanal, e as empresas devem oferecer uma experiência de compra consistente em todos os canais.

Claro que o omnicanal considera também a loja física e a maioria dos operadores de e-commerce não têm nem pensam criar lojas físicas.

Há que pensar o omnicanal fora desse âmbito.

E por fim, o empreendedorismo que é sem dúvida mais uma oportunidade. O mercado português é um mercado favorável ao empreendedorismo, e as empresas de e-commerce podem explorar oportunidades de crescimento através de parcerias com pequenas e médias empresas.

Trabalhar nichos de mercado seja de luxo, colecionismo ou outros em que realmente o e-commerce pode fazer a diferença.

Quais são os principais desafios que as empresas de e-commerce enfrentam no que diz respeito ao fulfillment?

Cristina Coelho: Um dos principais desafios tem a ver com os stocks.

Garantir a disponibilidade do produto, gerir as quantidades mínimas em stock suficientes para responder à procura dos clientes é sem dúvida um dos principais desafios.

Temos que ter em conta que além do investimento na compra de quantidade suficiente de produtos devem ser considerados os custos de armazenagem e, portanto, é sem sombra de dúvidas um dos desafios principais.

Este desafio acaba por estar ligado a outro desafio importante que é o de manter os custos de todos os processos baixos.

Outro dos desafios é a entrega dos produtos no tempo estipulado: Os clientes esperam que as suas encomendas sejam entregues no tempo que está previsto.

Por fim penso que é necessário falar nos desafios transparência e sustentabilidade: Cada vez mais o que fazemos e como fazemos deve estar claramente explicado nos sites de e-commerce para que o cliente final não tenha surpresas e saiba se estamos ou não a cumprir as regras base da sustentabilidade.

Que conselhos daria a uma empresa de e-commerce que está a considerar terceirizar o fulfillment?

Cristina Coelho: Como é óbvio eu tenho de puxar a brasa à minha sardinha.

A terceirização do fulfillment é sem dúvida a melhor opção para as empresas de e-commerce que desejam melhorar a eficiência e a agilidade das suas operações.

Se pensarmos na quantidade de micro-empresas que começam a surgir com o e-commerce, as que vencem nesta área chegam a um ponto em que não podem continuar a fazer tudo sozinhas.

A alternativa mais acertada é apoiarem-se em empresas de fulfillment que as possam suportar no seu crescimento.

É, no entanto, importante escolher um parceiro de fulfillment que seja confiável, experiente e que ofereça uma gama de serviços que respondam às necessidades da empresa.

Quais são as suas expectativas para o futuro da Ship4you?

Cristina Coelho: Nós estamos confiantes de que o e-commerce continuará a crescer nos próximos anos, e que a empresa continuará a ser uma líder no setor de fulfillment. Investimos diariamente no desenvolvimento das nossas aplicações e na procura de novas ferramentas que nos ajudem a entrar em outros mercados e serviços para responder às necessidades dos nossos clientes.

São os nossos clientes que nos fazem crescer e pensar sempre no futuro.

 

Como a Ship4you está a ajudar as empresas de e-commerce a crescer no mercado português?

Cristina Coelho: Uma das principais formas é oferecendo uma gama de serviços de fulfillment que permitem às empresas concentrarem-se no seu negócio principal. 

Podemos oferecer serviços de armazenagem, picking, embalagem, envio e devoluções.

Ainda podemos ir mais além para quem está realmente a começar e ajudar na escolha do domínio e criação da loja online. Isto permite às empresas de e-commerce libertar recursos para se concentrarem no desenvolvimento de produtos, marketing e vendas.

Como oferecemos serviços personalizados, trabalhamos com cada cliente individualmente para entender as suas necessidades específicas quer seja ao nível técnico, de marketing ou fiscal.

Adaptamos também a nossa tabela de preços base individualmente o que permite aos clientes uma redução dos custos e também adaptabilidade á medida que vão crescendo.

Quais são as próximas inovações que os clientes da Ship4you podem esperar no futuro?

Cristina Coelho: Estamos muito entusiasmados com o futuro! Vamos continuar a investir na nossa equipa e na análise de dados para melhorar ainda mais os nossos serviços.

Além disso, estamos a expandir a nossa rede de parceiros de transporte para oferecer opções de entrega mais rápidas e económicas. O nosso compromisso é ser um parceiro confiável para os nossos clientes, adaptando-nos às mudanças no mercado e ajudando-os a alcançar o sucesso contínuo.


Agradecemos á Cristina Coelho esta conversa e por partilhar estas informações valiosas connosco e esperamos que esta entrevista tenha oferecido uma visão esclarecedora sobre a Ship4you e o setor do e-commerce e o fulfillment.

Entrevistadora: Anabela Pinto

veja os nossos serviços

Fulfillment
E-Commerce
Soluções de Dados
Serviços TI

Contacte-nos

Solicite uma proposta ou coloque-nos as suas questões
Clicar aqui
O que pode ler

veja os nossos serviços

Fulfillment
E-Commerce
Soluções de Dados
Serviços TI

Contacte-nos

Solicite uma proposta ou coloque-nos as suas questões
Clicar aqui
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, para fornecer recursos de mídia social e para analisar o nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso do nosso site com os nossos parceiros de mídia social, publicidade e análises. Melhoramos os nossos produtos e publicidade utilizando o Microsoft Clarity para ver como utiliza o nosso sítio Web. Ao utilizar o nosso sítio, o utilizador concorda que nós e a Microsoft podemos recolher e utilizar estes dados. A nossa política de privacidade contém mais pormenores. View more
Cookies settings
Aceitar
Rejeitar
Politica de Privacidade
Privacy & Cookies policy
Cookie nameActive
Save settings